quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Você reconhece quando um vinho está pronto para ser bebido?

Com meus agradecimentos a Jancis Robinson, a primeira especialista de fora do mercado de vinhos a alcançar o título de Master of Wine, seguem-se algumas idéias que ajudam a decidir se certo vinho na prateleira da loja está pronto ou se deve ser deixado para depois.

Sabemos que o vinho tem um potencial para melhorar com a idade e resistir à deterioração. Se entre os tintos, um em cada dez estará mais interessante cinco anos ou mais após a safra, entre os brancos esse prazo cai pela metade ou menos.

Se a idéia é de consumir de imediato, que exemplares escolher e quais deixar de lado? Os vinhos mais baratos são na grande maioria projetados para serem bebidos jovens. E entre eles, a maioria entra rapidamente em declínio. Se comprar, beba logo. Ou se é para beber logo, dê preferência a eles.

Já os vinhos tintos de alta categoria e alto preço podem e devem ser guardados por certo tempo. Pode-se encontrar informações a respeito do prazo de guarda em livros especializados, por exemplo, no meu “ABC Ilustrado da Vinha e do Vinho”.

O potencial de guarda do vinho depende da sua composição sendo que a variedade de uva e a região de cultivo desempenham papéis centrais. Tintas longevas são, por exemplo, Cabernet Sauvignon (Bordeaux), Nebbiolo (Barolo), Syrah (Cote Rôtie); de vida mais curta são a Zinfandel (Napa e Sonoma), a Gamay (Beaujolais) e a Dolcetto (Piemonte). Entre as brancas têm vida longa a Riesling (Rheingau); de vida mais curta, a Sauvignon Blanc e a Viognier.

O aroma frutado do vinho jovem dissipa-se com o tempo; somente uns poucos, taninosos na juventude, têm condições para adquirir buquê, ou seja, aromas de evolução.


De forma geral, quando se trata dos vinhos de qualidade superior, os tintos tendem a melhorar com o tempo enquanto que os brancos nem tanto (deixando de lado, é claro,  exceções como o Montrachet). Os rosados em geral pedem consumo imediato pois definham rapidamente a partir do segundo ano.

Um comentário:

  1. Meu caro Sr Euclides... minha dúvida é a seguinte:
    Tendo em conta o prazo potencial de determinado vinho, significa que eu sou OBRIGADO a consumi-lo DENTRO deste prazo, ou devo AGUARDAR o vencimento do prazo para que possa consumi-lo?
    Abraços
    sem mais,
    Jeferson Alves

    ResponderExcluir